
Antes da chegada dos europeus, o Brasil era conhecido como Terra Brasilis, ou seja, a Terra dos Indios e essa expressão já aparecia em mapas dos séculos XVI e XVII, como por exemplo, o mapa feito por Pedro Reinel e Lopo Homem em 1519.
A escolha desse nome para as minhas exposições sobre a sociedade indígena e as diferentes etnias brasileiras, surgiu em 2003, 8 anos após o inicio da minha pesquisa, e quando ja tinha pintado mais de 5 dezenas de quadros e feito mais de 10 exposições com esse tema.
Inicialmente denominei-as de "Olhar Indigena" e conto como tudo começou.
Em 1999, as vésperas das comemorações dos 500 anos do Brasil, enviei um projeto ao Ministro de Esporte e Turismo, Rafael Greca de Macedo, Presidente do Comite para as comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil.
Recebi o resultado da aprovação do projeto das minhas exposições, junto com uma carta pessoal dele, me incluindo oficialmente nas comemorações que se realizariam em Brasilia no ano de 2000.
Disse-me ele depois, ter ficado impressionado com o olhar de todos os indios retratados e assim comecou a sua carta:
"O olhar indígena, aquele que viu o Brasil nas sua pureza inicial, é celebrado aqui por Clara Piquet. As 226 Nações Indígenas, que vivem em território nacional, numa área equivalente à área de Portugal, mais da Espanha e mais da Alemanha somadas, são aqui homenageadas.
Oportuna esta exposição no Edifício Sede do Congresso Nacional, no limiar da celebração dos 500 anos do Brasil.
Ocasião de refletirmos sobre o grande País que é o nosso Brasil, e sobre o grande futuro que precisamos reservar aos povos, primeiros donos da Terra.
O Comitê Executivo do V Centenário, saúda a artista, que realçou este aspecto primordial da cultura brasileira.
Com a mais profunda expressão de respeito pelo seu trabalho em favor da Cultura Brasileira, pedimos que aceite nossas saudações brasileiras."
Rafael Greca de Macedo
Ministro de Esporte e Turismo (2000).
Presidente do comitê para as Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home